Parintinenses que já venceram nos JEPs agora treinam em outros Estados
Na busca por talentos para os próximos eventos esportivos a 29ª edição dos Jogos Escolares de Parintins (JEPs), passa a ser mais do que atividades de lazer e interação, tem o papel de descobrir atletas olímpicos.
Em Parintins, o que não falta são bons atletas. Três alunos chegaram esta semana em São Paulo para defender o Amazonas nos jogos escolares de 12 a 14 anos, no atletismo e depois o grupo segue para mais uma competição em Minas Gerais. Outro destaque é Beatriz Xavier, vice-campeã de atletismo em 2009, hoje mora na capital paulista e é atleta da academia BCM. O professor e coordenador do evento Carlos Meireles, evidencia o alto nível dos atletas. “Os estudantes competem nos jogos escolares, depois no polo do Baixo Amazonas e só depois vão para Manaus. Para um atleta chegar em São Paulo e Minas Gerais ele enfrenta mais de três mil competidores”.
A aluna do João Bosco, Maria de Nazaré Ramos, 17 anos foi campeã pela primeira vez em atletismo nos jogos escolares de 2008, já viajou para Goiânia e Curitiba, este ano vai para Cuiabá para competir pelo Amazonas. “Se não fosse os jogos escolares eu nem teria saído daqui. Os jogos são a primeira fase”, declara a estudante.
Neste ano são mais de dez modalidades de esportes entre elas, handebol, natação, futsal, futebol, vôlei de quadra, vôlei de areia e atletismo. Foram feitas 1.200 medalhas para premiação dos três primeiros lugares de cada esporte e 44 troféus para as escolas campeãs em modalidades.
Retrospecto
O esporte nunca teve tanto destaque no Brasil como agora, faz menos de um mês que acabaram as olimpíadas em Londres e os olhos já estão voltados para o nosso país que sediará a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Apesar da meta de medalhas ter sido superada, 16 ao total, uma medalha a mais do que o estimado. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) admitiu ter detectado falhas e em 2016 serão feitos os devidos ajustes em planejamento, campanha olímpicas e nas modalidades de atletismo e natação.
Juliana Cristina
Especial Para Repórter Parintins