Estudante relata momentos de tensão no Novo Aliança
A estudante de odontologia na Unipi, em Manaus, Nayobe Queiroz, 20, viajava no navio motor Novo Aliança quando a embarcação apresentou um problema mecânico e ficou à deriva com 362 pessoas, em frente ao município de Itacoatiara, 176 km de Manaus.
O acidente aconteceu por volta das 23h00 do último sábado (8). O motor do barco teve uma pane mecânica e apagou tudo, em seguida se enroscou na bóia de uma empresa exportadora de soja e teve uma leve inclinação o que deixou a maioria dos passageiros em pânico.
Nayobe conta à equipe do REPÓRTER PARINTINS como os passageiros se comportaram no momento em que a embarcação parou. "Os passageiros ficaram assustados, principalmente as mães que tentavam proteger seus filhos. O barco estava superlotado e não tinha colete salva-vidas para todos, o que causou mais medo. Com alguns minutos chegou a lancha da Marinha e conduziu primeiro as mães que estavam acompanhada dos filhos até o porto”, comenta a estudante. No momento do incidente Nayobe ficou tranquila, mas preferiu seguir viagem de ônibus até Manaus por conta própria. Ela tinha vindo passar o feriadão da Semana da Pátria com os pais que residem em Parintins.
De acordo com o capitão da Agência da Marinha de Parintins, Manoel Ribeiro Júnior a capacidade da embarcação é de 329 passageiros. “Foi feito um despacho aqui na agência de 300 passageiros. Mas a agência da Marinha de Itacoatiara afirma que o barco estava transportando 362 passageiros no momento do ocorrido”. Na hora do incidente, o capitão recebeu uma ligação de uma passageira avisando que as máquinas do barco tinham parado de funcionar. Imediatamente entrou em contato com a Agência de Itacoatiara, e os marinheiros localizaram o barco e rebocaram até o porto. As 4h da manhã o barco seguiu viagem a Manaus.
Segundo o capitão, o barco estava regularizado quando saiu do porto de Parintins. “Provavelmente embarcou mais passageiros no caminho”, comenta. Se for constatado excesso de passageiro será notificado e terá oito dias para apresentar sua defesa.
Mirian Bitencourt
Especial Para o Repórter Parintins