Tony Medeiros defende que projeto em defesa das tartarugas da Amazônia seja incluído no Festival de Parintins
O projeto Tartarugas da Amazônia, executado pelo programa Petrobras Ambiental, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), terá espaço no Festival Folclórico de Parintins de 2012. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Tony Medeiros, que também é o Amo do boi Garantido de Parintins.
O projeto Tartarugas da Amazônia desenvolve ações de proteção e conservação de diversas espécies de tartarugas, com atividades em vários municípios do Amazonas e outros Estados do País.
Por conta do importante papel desempenhado pelo projeto, o deputado Tony Medeiros se comprometeu em divulgar as ações do ‘Tartarugas da Amazônia’ durante do Festival de Parintins. A idéia é usar o festival como vitrine das ações realizadas em defesa dos quelônios
Tony Medeiros resolveu apadrinhar a divulgação do projeto por considerar que o grupo segue uma séria linha de pesquisa e educação ambiental em favor da conservação dos quelônios.
O parlamentar afirma que o projeto precisa ser visto com muito carinho pela população amazonense, que tem como hábito cultural alimentar-se de quelônios, como a tartaruga da amazônia, o jabuti, o iaçá e o tracajá.
“Sempre cantei sobre a preservação ambiental em minhas composições, por isso tenho intimidade com a luta em defesa das tartarugas”, afirmou Tony. “Tenho observado em minhas viagens que antigamente era possível ver facilmente a tartaruga da Amazônia pegando sol nas praias. Hoje não vemos mais”, alertou Tony.
Segundo avaliação do deputado, a população de quelônios tem diminuído gradativamente no Amazonas. “Não há como calcular o número de tartarugas mortas ou comercializadas diariamente em nossa região”, ressaltou Tony. “Se não fizermos nada, em breve nossos rios estarão sem qualquer espécie de quelônios”, lamenta.
Durante encontro com o grupo que coordena do projeto Tartarugas da Amazônia, o parlamentar colocou-se a disposição para defender a “causa justa”.
Tony sugeriu que os adereços usados pelas torcidas do Garantido e Caprichoso durante o Festival Folclórico tragam informações sobre a preservação das tartarugas. “Nossa meta é colocar informações em mais de 200 mil adereços distribuídos por cada bumbá”, planeja Tony.
Outra proposta é que nos os currais realizados em Parintins e Manaus sejam abertos espaços no palco e na transmissão pela TV para conscientizar as pessoas sobre o risco de extinção das tartarugas. “Este é um assunto que precisa de visibilidade nacional, por isso vamos usar o Festival de Parintins, que é transmitido nacionalmente, para alertar todo o Brasil”, completou Tony.